Blog

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

Os sucessivos recordes do Ibovespa nesta semana esconderam a preocupação dos investidores com possíveis sanções dos EUA por conta do desfecho do julgamento de Jair Bolsonaro e de mais sete réus na tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente e os demais envolvidos foram condenados nesta quinta-feira (11) e não demorou muito para que Donald Trump reagisse ao resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, disse Trump enquanto embarcava para Nova York.

Coube a Marco Rubio a tarefa de responder aos temores dos investidores brasileiros. Em um post nas redes sociais, o chefe da diplomacia norte-americana prometeu que os EUA “responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”.

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, disse Rubio. 

Tarifas de Trump e uso da força militar

Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA em julho. Na ocasião, ele justificou a medida pelo que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. 

Na ocasião, o republicano também determinou a abertura de uma investigação comercial, acusando o Brasil de adotar práticas desleais de comércio.

Na terça-feira (9), quando o julgamento foi retomado, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA estão dispostos a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência ao julgamento de Bolsonaro.

Sem citar diretamente os EUA, o Itamaraty divulgou, no mesmo dia, uma nota condenando “o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força” contra a democracia brasileira.

A condenação de Bolsonaro

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Com ele, também foram condenados:

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e delator da trama golpista;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

The post Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas” appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo